O material de apoio pode ser usado para aprofundar o entendimento de um item da checklist. Se o próprio nome do item junto com sua descrição não são elementos suficientes para explicar, você terá o material de apoio como recurso. Um bom jeito de descobrir se o seu item precisa de material de apoio é perceber se ele gera muitas contestações ou dúvidas, seja por parte das pessoas monitoradas ou das que monitoram. Por exemplo, se você tem um item de não conformidade grave por falta de ética no atendimento, e esse item estiver gerando dúvidas ou contestações, poderá usar o material de apoio para incorporar à sua checklist um documento sobre a cultura de ética da sua empresa, detalhando exatamente o que se espera. Cada item pode receber um material de apoio diferente. Os materiais de apoio são cadastrados em uma biblioteca e, dessa forma, podem ser usados em diferentes checklists ao mesmo tempo.
Acesse Monitorisa > Gerenciar materiais;
Clique em + Adicionar e cadastre seu material de apoio da seguinte forma:
Nome - escolha um nome amigável, usando até 50 caracteres, que facilite a localização do material.
Tipo - defina se o material será do tipo link ou do tipo arquivo. Um link abrirá uma nova aba do navegador e conduzirá a pessoa até lá. Você pode trabalhar com links internos, como o linke de um documento criado na Weduka; ou poderá usar um link externo, do seu site ou da sua intranet. Já um arquivo exibirá a opção para download e pode ser PDF, Word, PPT, Excel, uma imagem, um áudio ou um vídeo.
Descrição - descreva brevemente o conteúdo do seu material de apoio, usando até 600 caracteres. Essa descrição ficará visível para as pessoas e ajudará a entender se o material de apoio tem aquilo que procura.
Arquivo/URL - cole a URL do seu link, ou escolha o arquivo que deseja anexar.
Ativo - marque como ativo para que esse material de apoio possa ser usado.
Clique em Salvar.
Dica: também é possível criar um material de apoio diretamente na criação ou edição de um item, na checklist.
Você pode associar um material de apoio no momento da criação de um item, ou fazendo a edição dele. Para isso:
Acesse Monitorias > Gerenciar checklist, escolha a checklist e clique em Itens.
Em seguida, clique em adicionar um item ou editar um dos já existentes:
Com o item aberto, no campo de material de apoio, clique no botão + Associar.
No popup com a biblioteca de materiais de apoio já existente, selecione um ou mais materiais. Se preferir, você pode adicionar um material diretamente nesse momento, clicando em + Adicionar.
Depois de escolher um ou mais materiais de apoio na lista, clique no botão Selecionar.
Clique em Salvar.
Você pode editar um material de apoio a qualquer tempo. Para isso:
Acesse Monitorias > Gerenciar materiais e clique em Editar;
Faça os ajustes necessários;
Clique em Salvar.
Atenção: um material de apoio editado é atualizado automaticamente em todas as checklists às quais estiver vinculado. Se é isso que você precisa fazer, vá em frente. Se não for o caso, opte por criar um novo material de apoio.