Melhores práticas - Feed

Que tal conhecer os melhores exemplos de uso do feed da Weduka? Reunimos aqui muitas dicas pra você! 

Os principais objetivos de um feed são:

Percebemos que feeds com um fluxo constante de publicações e direcionadas para o público correto, podem te ajudar a conquistar esses objetivos. Vamos construir o futuro da sua comunicação?

Mapeamento dos públicos-alvos

Quando você conhece os públicos para os quais está direcionando uma comunicação, consegue fazer isso de maneira mais assertiva. Algumas perguntas e atividades podem te ajudar a descobrir! Vamos lá?


Públicos-alvos

Seus públicos podem ser considerados por fatias ou recortes de dados. Se você já tem uma pesquisa de dados demográficos, é um ótimo começo para conhecer com quem você vai se comunicar. Algumas perguntas que podem te ajudar a conhecer os públicos:

Comitê de comunicação interna

Quando você reúne as pessoas mais influentes da empresa para torná-las guardiãs da comunicação interna, você garante que tudo flua bem mesmo com as ausências, garante um plano de continuidade. Então,que tal criar um comitê?

Com estas informações, você já sabe quem convidar para o comitê. E quais as responsabilidades destas pessoas?

Plano e cronograma de comunicação

Uma estratégia para garantir que o feed esteja sempre com posts atuais e relevantes, é montar o plano e cronograma de comunicação.

Se você ainda não tem um mapa ou não sabe por onde começar, a gente te ajuda! Deixamos aqui um modelo.

Dica para montar o cronograma: garanta um volume adequado de comunicações: nem de mais - impedindo que as pessoas consigam acompanhar, nem de menos - caindo no esquecimento das pessoas e necessitando de campanhas extras de engajamento. 

Comunicação que engaja

Use de todas as funcionalidades do feed para engajar e encantar as pessoas! Por experiência, sabemos que as pessoas gostam muito de:

Criação de grupos

Evite criar muitos grupos e deixe bem claro no nome, qual o propósito deles. Assim, no momento de criar um post, as pessoas com esta permissão saberão exatamente onde publicar cada tipo de assunto. 

Faça este alinhamento com o comitê de comunicação interna e pessoas que podem postar nos grupos. O nome dos grupos não é visível para as pessoas que visualizam os posts.

Divulgação de treinamentos, documentos, notícias e pesquisas

Quer dar destaque para um conteúdo que já existe na plataforma? Então use o feed a seu favor!

⚠️Importante! Certifique-se de que as pessoas que estão no grupo em que você publicou, estejam também na distribuição do conteúdo. Caso contrário, elas serão avisadas de que não possuem acesso.

Incentivo para postar e participar

Quanto mais participativo for o feed, mais chances de sucesso! A cada post, é possível decidir se as pessoas poderão reagir e comentar. Sabemos que para algumas comunicações, nem sempre isso será possível. Mas também sabemos que quanto mais as pessoas puderem interagir, melhor.

Muitas empresas se preocupam em abrir canais de comunicação, pois as pessoas podem fazer mau uso. Para fazer isso de maneira saudável, você pode criar vídeos e posts com dicas de boas práticas para o uso do feed, deixando claras as regras desde o início. Ao longo do tempo você verá que algumas pessoas são mais participativas e ativas, mas muitas apenas vão acessar o conteúdo, sem se manifestar. 

Foto de perfil

Assim como em redes sociais, o feed fica muito mais interessante quando as pessoas que postam e comentam usam uma foto de perfil. Como no feed da Weduka não é possível fazer menções ou acessar o perfil de outras pessoas, dessa maneira fica mais fácil para reconhecê-las.

Texto e destaque do post

A exibição de textos em um post que contém destaque usa o mesmo mecanismo já convencionado em Feeds como o LinkedIn, onde o destaque é o protagonista, e a chamada de texto fica suprimida quando a quantidade de caracteres supera o tamanho disponível na visualização. Assim, as pessoas leitoras interessadas podem clicar em "Ler mais" para acessar o texto completo. Se o seu texto precisa permanecer exposto permanentemente, considere levar para a arte do destaque (como em uma imagem, por exemplo), ou reduzir espaços entre linhas para caber mais texto antes da supressão, ou ainda usar melhor a área útil de texto aparente com sua tagline principal, que possa despertar o interesse das pessoas para o clique em “Ler mais”. Uma outra opção é realizar publicação exclusivamente com texto, sem o uso do destaque.

Uso de GIFs

1. Dimensionamento:

O uso de GIFs otimizados proporciona uma experiência de acesso fluida. Recomendamos limitar o tamanho a 10MB, levando em consideração as resoluções recomendadas em cada local, garantindo uma reprodução suave e eficiente:

2. Compressão:

Você pode acessar iloveimg.com para comprimir seus GIFs antes de usá-los na Weduka. Para isso, basta arrastar o GIF, comprimir e fazer o download para garantir uma performance otimizada na plataforma. Essa dica vale para todas as imagens, não só as que você pretende usar em posts.

Ao seguir essas práticas, você não apenas melhora a eficiência do carregamento de imagens no feed, mas também proporciona às pessoas uma experiência mais agradável e sem interrupções. Lembre-se de que a qualidade e o tamanho das imagens desempenham um papel crucial na forma como o conteúdo é consumido e apreciado.

Exemplos de posts 

Aniversário

Contratações

Férias