Gerenciar formulários
Os formulários permitem a comunicação e a coleta de dados de forma simples e rápida, e podem ser usados para diversas finalidades, como solicitar benefícios ou registrar informações, com a possibilidade de gerar tarefas para a liderança das pessoas relacionadas.
Ao responder, cada pessoa pode inserir registros quantas vezes precisar e eles podem ser consultados em um relatório. Além das respostas individuais, o relatório exibe cards com informações gerais, de acordo com o filtro feito.
Essa é uma ótima forma de interação com as pessoas do seu time e permite que você entenda o que elas pensam sobre determinado assunto, para que possa tomar decisões com base na análise dos dados, além de melhorar processos.
Ao acessar o menu Tarefas > Gerenciar formulários, na tabela, você visualiza os formulários ativos criados por você, as informações e as ações disponíveis. Para buscar formulários criados por outra pessoa ou que não estejam ativos, use o filtro.
Novo formulário
Para criar um novo formulário, siga as orientações a seguir:
Acesse Tarefas > Gerenciar formulários;
Clique em + Novo formulário e cadastre o seu, de acordo com as orientações abaixo:
Nome* - é exibido para as pessoas respondentes; então, escolha um nome que ajude a identificar o tema do formulário. Por exemplo: "Solicitação de férias";
Permissão de edição* - determine quem pode gerenciar o formulário e acessar o relatório dele:
Público - as pessoas que têm acesso aos menus gerenciais e de relatórios;
Apenas operação - as pessoas que estão na mesma operação que você, que têm acesso aos menus gerenciais e de relatórios;
Somente você - somente a pessoa que criou pode gerenciar o formulário e acessar o relatório dele.
Gera tarefa - ao ativar, você determina que, para cada novo registro inserido no formulário, um feedback deve ser aplicado pela gestão na pessoa relacionada no registro;
Prazo tarefa* - determine quantos dias a gestão tem para cumprir a tarefa, aplicando os feedbacks. O dia da inserção do registro não é contabilizado no prazo. Por exemplo: se o prazo é de 2 dias e um registro for inserido hoje, esse feedback deve ser aplicado em D+2.
Autopreenchido - ao ativar, você determina que a pessoa logada deve ser registrada no campo do tipo username, nos formulários preenchidos manualmente.
Clique em salvar;
No formulário criado, na coluna Ações, clique nos três pontos para conhecer as ações disponíveis:
Campos - configure os campos a serem preenchidos pelas pessoas respondentes. Atenção: para que o formulário seja válido, um campo do tipo username precisa ser criado. Ele é responsável por relacionar as informações registradas e a tarefa ao username. Você pode criar campos dos tipos chave, data ou username uma vez só; os demais devem ser cadastrados como campos simples;
Importar - insira registros em lote no formulário, usando um modelo de arquivo. Para que essa opção seja válida, os campos do formulário devem estar criados;
Clonar - use para criar um formulário idêntico ao de origem;
Distribuir - determine quais pessoas podem inserir registros no formulário;
Editar - use para editar informações no formulário criado. Essa opção permanece disponível enquanto o formulário não tiver registros de respostas. Depois disso, será necessário clonar e editar o clone;
Excluir - use para excluir o formulário. Essa opção permanece disponível enquanto o formulário não tiver registros de respostas.