Gerenciar materiais

O que é material de apoio

O material de apoio pode ser usado para aprofundar o entendimento de um item da checklist. Se o próprio nome do item junto com sua descrição não são elementos suficientes para explicar, você terá o material de apoio como recurso. Um bom jeito de descobrir se o seu item precisa de material de apoio é perceber se ele gera muitas contestações ou dúvidas, seja por parte dos avaliados ou mesmo dos avaliadores. Por exemplo, se você tem um item de não conformidade grave por falta de ética no atendimento, e esse item estiver gerando dúvidas ou contestações, poderá usar o material de apoio para incorporar à sua checklist um documento sobre a cultura de ética da sua empresa, detalhando exatamente o que se espera.

Cada item pode receber um material de apoio diferente. Os materiais de apoio são cadastrados em uma biblioteca e, dessa forma, podem ser usados em diferentes checklists ao mesmo tempo. A imagem abaixo mostra como um material de apoio aparece dentro de um item da checklist:

Criar material de apoio

Para criar material de apoio, acesse o menu Monitoria > Gerenciar materiais, depois clique em +Adicionar. 

Em seguida, cadastre seu material de apoio da seguinte forma:

1. Nome - Dê um nome amigável que facilite a localização.

2. Tipo - Defina se o seu documento será do tipo link ou do tipo arquivo. Um link abrirá uma nova aba do navegador e conduzirá o usuário até lá. Você pode trabalhar com links internos, como por exemplo um documento existente em um repositório da Weduka. Poderá também trabalhar com um link externo, do seu site ou da sua intranet. Já um arquivo exibirá a opção para download. Você poderá trabalhar com PDF, Word, PPT, Excel, imagem, áudio ou vídeo.

3. Descrição - Descreva brevemente o conteúdo do seu material de apoio. Essa descrição ficará visível para o usuário e o ajudará a entender se o material de apoio tem aquilo que procura.

4. URL - Cole a URL do seu link, ou escolha o arquivo que deseja anexar.

5. Ativo - Marque como ativo para que esse material de apoio possa ser consumido.

6. Adicionar - Clique em adicionar para criar o documento, ou limpar para remover todo o cadastro e refazer.

Dica: também é possível criar um material de apoio diretamente pela criação/edição de um item. Veja abaixo como associar e escolha como funcionará melhor para você.

Associar material de apoio

Você pode associar um material de apoio no momento da criação de um item, ou fazendo a edição dele. Para isso, acesse o menu Monitoria > Gerenciar checklist, depois escolha a checklist e clique em "Itens"

Em seguida, clique em adicionar um item ou editar um dos já existentes:

Com o item aberto, siga os passos abaixo para realizar a associação do seu material de apoio:

Edição de material de apoio

Um material de apoio pode ser editado a qualquer tempo, a partir do menu Monitoria > Gerenciar materiais, e clicando em editar. Um material de apoio editado automaticamente será atualizado em todas as checklists a que estiver vinculado. Se é isso que você precisa fazer, vá em frente. Se não for o caso, opte por criar um novo material de apoio.