Criação e edição de acessos
Cada empresa cliente da Weduka tem uma maneira de transmissão e modelo de base de pessoas, pois acreditamos que esse processo sensível é individual para cada organização. No entanto, entendemos que podem surgir dúvidas, por conta disso, reunimos nesse artigo o método que se aplica para a maioria de clientes e dados que são comuns a todos.
Ainda sim, em caso de dúvidas, acesse um documento de título "Como atualizar a base de pessoas" disponível em sua plataforma, ou entre em contato com a equipe de planejamento da sua empresa e com a pessoa CS da conta.
Criação e edição de pessoas feita pelo envio da planilha de base de pessoas.
A Criação e edição de pessoas é feita quando recebemos a base de pessoas, quaisquer alterações feitas na planilha de base de pessoas e refletirá diretamente na plataforma alterando dados sensíveis das pessoas que nela estiverem como:
Alterar data de admissão;
Alterar data de nascimento;
Alterar pessoas inativas para ativas;
Alterar e-mail;
Alterar operação, negócio e cargo/funções já existentes;
Alterar gestão.
Alterar perfil de acesso*
*A alteração de perfil de acesso via base de pessoas é feita apenas por alguns de nossas empresas clientes. No geral, o perfil de acesso é definido a partir da função e negócio da pessoa, de forma automática.
Criação e edição de pessoas via plataforma
A criação e edição de pessoas diretamente na plataforma é para casos emergenciais em que a pessoa está precisando acessar e não se consegue aguardar o envio da Base de pessoas. Apenas algumas pessoas têm acesso a esta funcionalidade e se você possui esta liberação de criação, pedimos que você comunique para a equipe interna, que todos os cadastros deverão ser solicitados diretamente à você.
Antes de iniciar a criação de pessoas alguns avisos importantes:
A base de pessoas precisa ser atualizada para que esta alteração não seja desfeita.
Pessoas que não estiverem na planilha de base de pessoas, serão desativadas automaticamente pela rotina de atualização da base.
Pessoas que estiverem com status “inativo” na coluna "Status Cadastro" da base de pessoas, também serão desativadas.
Para todas as pessoas que você cadastrar, será cobrada uma nova licença de acesso.
Para criar siga o passo a passo a seguir:
Acesse o menu Pessoas -> Pesquisar;
No canto superior direito, clique em + Nova pessoa;
Preencha os campos:
Username - insira o username da pessoa que está sendo cadastrada. Importante, este é um campo de identificador único e não é possível alterara-lo após a clicar em Salvar.
Nome - insira o nome da pessoa que está sendo cadastrada
CPF - insira o CPF da pessoa que está sendo cadastrada. Essa informação é opcional.
E-mail - insira o e-mail da pessoa que está sendo cadastrada. Essa informação é opcional.
Data de admissão - insira a data de admissão. Essa informação é essencial para que a pessoa possa criar o seu cadastro na plataforma, por isso é importante que esteja correta.
Data de nascimento - insira a data de nascimento. Essa informação é essencial para que a pessoa possa criar o seu cadastro na plataforma, por isso é importante que esteja correta.
Operação - selecione a operação que a pessoa terá acesso. A operação é a parte fundamental da estrutura e é responsável por garantir o sigilo. Isso significa que dados de uma operação não são visíveis para outras operações.
Negócio - selecione o negócio que a pessoa faz parte. Os negócios são como as áreas de uma operação e não há sigilo entre os negócios cadastrados em uma mesma operação.
Função - selecione a função que a pessoa exerce. A função é como uma categoria que agrupa cargos similares em sua empresa e funciona para diferenciar os papéis que as pessoas ocupam.
Site - selecione o site em que a pessoa é alocada. Não é obrigatório e é utilizado para segmentar os locais de trabalho.
Escala - selecione a escala em que a pessoa trabalha. Não é obrigatório e é utilizada para segmentar os turnos de trabalho.
Gestão - insira o ursername da gestão da pessoa.
Clique em Salvar.
Configurações avançadas do cadastro de pessoas
Alterar perfil de acesso - ao ativar, você pode selecionar o perfil de acesso, também é possível comparar para acessar as diferenças entre os perfis já cadastrados.
Permitir acesso à outras operações - ao ativar, você pode selecionar uma ou mais operações em que a pessoa terá acesso.
Manter cadastro sempre ativo - ao ativar, mesmo que os dados desta pessoa não sejam enviados nos próximos arquivos de base ou o status do cadastro esteja como "Inativo", o cadastro permanecerá ativo.
Permitir acesso com login e senha, mesmo que o SSO esteja configurado - ao ativar, ainda que as pessoas acessem a plataforma por SSO (Single Sign-On - que é uma credencial única de login para diversas plataformas), esse cadastro poderá acessar com login e senha.