Cadastro de pessoas

Aqui na Weduka, a gestão de pessoas é uma experiência simples e personalizada e o cadastro de pessoas é o ponto de partida para que a jornada da sua empresa seja mais eficiente. Ele é responsável por impulsionar todas as interações e funcionalidades, e a precisão é essencial para garantir uma boa experiência. Por ele, passam desde os dados mais básicos de cada pessoa, até informações específicas como função, operação, negócio, site e escala.

Entendemos que cada organização é única, e é por isso que oferecemos várias possibilidades de segmentação. Com operações, negócios, funções, sites e escalas, a segmentação possibilita personalizar o acesso, a distribuição de conteúdo e as interações, com base nas nuances exclusivas da sua equipe. É a garantia de que as informações certas alcancem as pessoas certas, no momento certo. 

Você tem mais agilidade na distribuição de treinamentos, documentos, notícias e outros recursos, direcionando-os aos segmentos relevantes e garante que cada pessoa acesse apenas as informações pertinentes à sua função, operação, negócio, site ou escala, assegurando confidencialidade.

Neste contexto, compreender a segmentação é fundamental para o preenchimento correto da base de pessoas, que é o coração do sistema. A transmissão dessa base com os dados das pessoas entre sua empresa e a Weduka acontece de forma personalizada e você encontra mais informações sobre isso no item 01 da FAQ de pessoas.

Uma estrutura de pessoas bem organizada é determinante para tornar simples e funcional o uso das nossas soluções, como fazer matrículas em treinamentos ou escolher um grupo de pessoas que pode acessar uma notícia, por exemplo. São 5 diferentes segmentos usados para separar as pessoas: operação, negócio, função, site e escala. Explore todas as possibilidades e transforme a gestão de pessoas. 

Operação

A operação é a parte fundamental da estrutura e é responsável por garantir o sigilo. Isso significa que dados de uma operação não são visíveis para outras operações. Por exemplo: imagine que sua empresa gerencie o atendimento de clientes de outras empresas. Cada uma delas pode ser uma operação separada, mantendo as informações isoladas. Por padrão, cada operação mantém seus dados privados, sem que pessoas de outras operações possam acessá-los. No entanto, em situações especiais, podemos liberar o acesso entre operações. Essa liberação, que é feita em exceção, pessoa a pessoa, é chamada de irrestrição. Times corporativos, como RH, geralmente são cadastrados dessa forma. Se seu time é mais compacto e não precisa de sigilo entre áreas, uma única operação pode ser suficiente, facilitando a gestão. No item 04 da FAQ de pessoas você encontra mais informações sobre irrestrição.

O cadastro de operações é obrigatório e é feito pelo nosso time de dados, ainda na fase de implantação, quando a primeira base de pessoas for enviada para a Weduka, depois, se houver necessidade de cadastrar uma nova operação, basta abrir um chamado em nossa plataforma de suporte, indicando o nome da nova operação e quais negócios devem ser criados em sua estrutura. 

Negócio

Os negócios são como as áreas de uma operação e não há sigilo entre os negócios cadastrados em uma mesma operação. Com negócios bem definidos a gestão é mais eficiente, pois se torna muito simples compartilhar informações de forma segmentada. Por exemplo: você pode atribuir automaticamente treinamentos, documentos, publicações no feed, notícias, pesquisas e outras funcionalidades a um negócio. 

O cadastro de negócios é obrigatório e é feito pelo nosso time de dados, ainda na fase de implantação, quando a primeira base de pessoas for enviada para a Weduka, depois, se houver necessidade de cadastrar um novo negócio, basta abrir um chamado em nossa plataforma de suporte, indicando a operação a qual o novo negócio pertence e nome dele.

Os negócios também costumam ser usados para, junto com a segmentação função, definir os perfis de acesso das pessoas, determinando quais menus aquele grupo de pessoas poderá acessar na Weduka. No item 03 da FAQ de pessoas você encontra mais informações sobre os perfis de acesso.

Confira o vídeo abaixo:

Função

A função é como uma categoria que agrupa cargos similares em sua empresa e funciona para diferenciar os papéis que as pessoas ocupam. Pessoas com a mesma função compartilham o mesmo nível de acesso à plataforma e às informações. Por exemplo: se uma empresa tem os cargos CS Júnior, CS Pleno e CS Sênior, mas todos eles compartilham o mesmo nível de acesso na Weduka, com os mesmos menus e informações, é uma boa prática unificar os cargos na função CS. Isso facilita a distribuição de informações no dia-a-dia. 

Cada função recebe uma granularidade, determinando o nível de permissão de acesso na Weduka. Quanto menor o grão, mais básico o acesso. Por exemplo: se a função Atendente tem grão 1 e a função Supervisão tem grão 2, a hierarquia entre elas é definida, de forma que pessoas na função Supervisão tenham hierarquia superior às pessoas na função Atendente. Isso diferencia o acesso aos relatórios de registros de uso e define quem pode resetar senhas. No exemplo anterior, a Supervisão pode resetar a senha de Atendentes, mas o contrário não é permitido. Essa segmentação é útil para compartilhar documentos, treinamentos e informações específicas com pessoas de uma função. No item 02 da FAQ de pessoas você encontra mais informações sobre a granularidade.

O cadastro de funções é obrigatório na implantação e é feito pelo nosso time de dados. Se precisar criar novas funções, basta abrir um chamado em nossa plataforma de suporte, informando o cargo em sua empresa, a função correspondente, a granularidade da função e se ela deve estar associada um perfil de acesso específico. 

Site

Esta é uma opção adicional para segmentar sua base de pessoas e, diferentemente de operação, negócio e função, o site não é obrigatório, mas pode ser muito útil se sua empresa tem diferentes locais de trabalho. Por exemplo: se sua empresa tem sede em vários estados, a segmentação de site pode separar as pessoas por estados. Assim, você pode personalizar a distribuição de informações para públicos específicos de cada site. Se uma campanha é destinada às pessoas com função Coordenação, mas é válida apenas para o site Santa Catarina, essa segmentação facilita o direcionamento da informação. 

O cadastro de sites pode ser feito durante a implantação, mas se precisar criar um novo, basta abrir um chamado em nossa plataforma de suporte. 

Escala

Esta é uma opção adicional para segmentar sua base de pessoas e, assim como o site, a escala não é obrigatória, mas pode ser essencial se sua equipe trabalha em diferentes turnos. Imagine ter escalas como manhã, tarde, noite e madrugada. Ao cadastrar essas 4 escalas, você pode disponibilizar treinamentos, documentos e conteúdos específicos para cada turno. Por exemplo: se tem um roteiro de atendimento diferente para o time da madrugada, a escala permite direcionar a informação correta. 

Dica: se sua empresa não tiver diferentes sites e escalas, você pode usar para estas duas opções para cadastrar outro segmento que faça mais sentido para a sua empresa, como sub-negócios ou células específicas. 

Se você é responsável pela gestão de acessos à Weduka e pela transmissão dos dados, confira o documento Como atualizar a base de pessoas na plataforma.