Criar calibração
A calibração é a estrutura que permite que mais de uma pessoa avalie a mesma monitoria ou a mesma checklist. Em sua essência, é um processo de uniformização dos critérios de avaliação das monitorias, sendo uma forma de verificar se as pontuações estão “calibradas” internamente entre todas as pessoas que monitoram.
Essa ação só é disponibilizada para as pessoas com acesso ao menu Monitorias > Gerenciar calibrações. Ao criar uma calibração a partir de uma monitoria, você pode encurtar o processo e usar um caso real para calibrar seu time de pessoas que monitoram.
Criar
Para criar uma nova calibração a partir de uma monitoria:
Acesse Monitorias > Ações de monitorias e, na monitoria desejada, clique em Ações > Criar calibração;
A criação de uma calibração acontece em três etapas, conforme segue:
Configurações - nesta etapa, você cria a calibração, determinando as configurações.
Nome da calibração.
Permissão para gerenciar - determine quem poderá gerenciar a calibração e visualizá-la no relatório:
Pública - pessoas que têm acesso aos menus "Gerenciar calibração" e "Relatório de calibração", de todas as operações;
Apenas operação - pessoas que têm acesso aos menus "Gerenciar calibração" e "Relatório de calibração e fazem parte da mesma operação que você;
Somente eu - somente quem está criando.
Introdução - defina a introdução a ser apresentada na tela de execução da calibração.
Usar monitoria de origem como avaliação padrão - ao ativar, a calibração é criada espelhando a avaliação da monitoria de origem como avaliação padrão. Isso simplifica o processo de criação. Ainda assim, é possível editar a avaliação padrão.
Checklist - caso você não use a monitoria de origem como avaliação padrão, defina a checklist a ser usada na calibração. Importante: ao definir a checklist, você deverá definir se os campos da checklist também serão avaliados.
Avaliar campos? - ao ativar, selecione na tabela quais campos deseja avaliar.
Arquivo monitorável | Gravação - se houver arquivo monitorável, será carregado automaticamente.
Adicionar arquivo monitorável - para adicionar um ou mais arquivos, use este recurso.
Clique em salvar e avançar.
Avaliação padrão - nesta etapa, se você tiver optado por usar a monitoria de origem como avaliação padrão, a avaliação padrão será respondida com as respostas da monitoria de origem. Atenção: se a monitoria de origem tiver sido contestada e já houver avaliação da contestação, a plataforma irá considerar a resposta mais recente. Caso não tenha optado por usar a monitoria de origem como avaliação padrão, você deve configurar a avaliação padrão, que será a base da calibração. O cadastro de uma avaliação padrão não é obrigatório, mas é desejável para comparação de resultados e para que se tenham dados de assertividade.
Exibir avaliação padrão para as pessoas? - ao ativar, você determina que as pessoas participantes poderão visualizar seu percentual de assertividade, com relação a esta avaliação. Além disso, as pessoas que gerenciam a calibração poderão comparar resultados de participantes com a avaliação padrão, verificando se as respostas de participantes estão corretas ou incorretas.
Editar avaliação - clique no botão para responder a avaliação padrão e, ao finalizar, clique em salvar.
Verifique ao lado da coluna ID, o ícone da avaliação padrão deve ser igual a ✅.
⚠️ - se a avaliação padrão estiver vazia ou incompleta, será exibido o ícone de alerta.
✖️ - se a avaliação padrão for editada pela segunda vez, será criado um registro histórico da versão anterior. Essa versão ficará disponível em forma de lista. O “X” deverá ser apresentado para a avaliação padrão que não seja a versão vigente/mais recente.
Clique em próximo.
Distribuição - nesta etapa, você distribui a calibração para as pessoas participantes. A distribuição imediata de uma calibração não é obrigatória, mas é desejável, se você já tiver passado pelas etapas anteriores e souber quais pessoas devem participar. Por padrão, na tabela, você encontra as distribuições ativas criadas/editadas por você nesta calibraçã. Para encontrar outras distribuições, clique em Filtrar. Ao filtar, você pode buscar por uma distribuição, usando os parâmetros a seguir: ID, Nome, Edição feita por, Edição feita entre, Exibir apenas distribuições ativas e Exibir apenas pessoas ativas.
+ Nova distribuição - clique no botão, para criar uma distribuição e preencha as informações a seguir:
Nome da distribuição
Início da calibração - determine a data de início em que a calibração deve ser distribuída para as pessoas participantes.
Iniciar imediatamente - ao ativar, você determina que a distribuição da calibração ocorra imediatamente, na data corrente.
Fim da calibração - determine a data limite em que a calibração ficará ativa.
Sem prazo - ao ativar, você determina que a distribuição da calibração permanecerá ativa por um prazo indeterminado.
Salvar - clique para salvar a distribuição. Uma tabela será exibida com as seguintes informações sobre a distribuição:
ID, Nome da distribuição, Edição feita por, Período, Pessoas (Não iniciado, Em andamento e Finalizado), Ativo e Ações.
Ações - clique para visualizar a lista de ações disponíveis para a distribuição da calibração:
Pessoas - clique para selecionar as pessoas pela segmentação ou apenas pessoas específicas. Após selecionar as pessoas, confira a lista.
Exportar pessoas e status - clique para exportar, num arquivo excel, a lista de pessoas incluídas na distribuição;
Editar - clique para editar a distribuição. Atenção: você não conseguirá editar uma distribuição inativa ou finalizada e precisará atualizar as datas de avaliação ou, ainda, criar nova distribuição. Não existem impedimentos para alteração de datas ou do nome da distribuição.
Excluir - clique para excluir a distribuição. Você poderá fazer isso enquanto nenhuma calibração tiver sido iniciada nessa distribuição.
Para mais informações sobre calibrações, acesse o gerenciamento de calibrações, as ações de calibração ou o relatório.