Soluções para equipes de RH
Faz parte do time de Recursos Humanos? A Weduka é para você! Aqui, você encontra uma visão abrangente das principais features que nossa plataforma disponibiliza para facilitar suas atividades diárias.
Pesquisas
Nessa feature, você encontra diversas possibilidades para aprimorar o gerenciamento de recursos humanos e promover um ambiente de trabalho mais engajador e produtivo. Aqui estão algumas das práticas que você pode implementar:
Clima vivo: realize amostragens diárias do clima organizacional, permitindo que perguntas sejam lançadas automaticamente e aleatoriamente a diferentes pessoas da equipe. Isso garante uma cobertura completa de todas as áreas e funções, possibilitando que você detecte desvios e atue de forma mais efetiva e precisa.
Pulsos de clima GPTW: antecipe resultados ao rodar as mesmas perguntas utilizadas pela "Great Place to Work" (GPTW) e ganhe tempo para tomar ações antes da medição oficial. Essa feature possibilita essa medição prévia, oferecendo informações valiosas para o aprimoramento contínuo do seu ambiente de trabalho.
Pesquisa de clima: caso você não use a metodologia GPTW, nossa plataforma permite que você crie pesquisas personalizadas para medir o clima organizacional em períodos trimestrais, semestrais ou anuais, garantindo sigilo absoluto aos respondentes, proporcionando uma gestão eficiente e confiável da aderência.
e-NPS (Net Promoter Score): conhecer o Net Promoter Score das pessoas que trabalham na sua empresa é crucial para medir o nível de satisfação e lealdade. Você pode realizar pesquisas específicas para medir o e-NPS ou incluir uma questão do tipo NPS dentro das pesquisas de clima existentes. Essa métrica pode ser uma referência valiosa se você trabalha com atração e retenção de talentos, proporcionando insights para aprimorar a experiência das pessoas e impulsionar a performance.
Censo de diversidade e inclusão: conhecer dados estatísticos sobre a população da empresa é essencial para promover a diversidade e a inclusão. Com as pesquisas, a coleta dessas informações é facilitada e permite que você identifique oportunidades na atração e retenção de talentos, aprimorando processos seletivos e preparando lideranças para fomentar um ambiente inclusivo.
Entrevistas de processo seletivo interno: coletar informações prévias sobre as pessoas que se candidatam, através de perguntas específicas, pode agilizar o processo seletivo, tornando-o mais digital e eficiente. Conduza essa etapa na Weduka, avançando somente para a próxima fase somente pessoas aprovadas.
Avaliação da jornada: colete informações sobre o andamento da experiência das pessoas, incluindo uma autoavaliação de desempenho, além da avaliação da qualidade do onboarding e do acolhimento proporcionado pelas lideranças. E, assim, identifique pontos de melhoria e tome medidas preventivas para evitar desistências (turnover) e gaps no onboarding, que podem impactar negativamente o sucesso do negócio. A pesquisa facilita a coleta de um feedback valioso das pessoas, permitindo que você tome decisões estratégicas com base em informações concretas.
Desligamento: entrevistas de desligamento são de extrema importância para o entendimento das razões pelas quais as pessoas deixam a empresa. Digitalize esse processo, tornando-o mais eficiente e proporcionando maior segurança no tratamento das informações coletadas. Com isso, você evita o desperdício de tempo com a tabulação manual de resultados e garante que as informações sejam utilizadas de forma útil para análise e aprimoramento contínuo do ambiente de trabalho. Além disso, o uso da pesquisa digital transmite maior confiança, uma vez que a sensação de que os dados serão utilizados adequadamente aumenta, em comparação com o tradicional método em papel.
Votação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes): essa votação geralmente é conduzida por meio de cédulas e urnas, demandando auditoria e fiscalização na contagem dos votos. Essa dinâmica pode gerar tensões, uma vez que as pessoas eleitas recebem estabilidade e têm uma grande responsabilidade nesse processo. Entretanto, na Weduka, oferecemos uma solução digital segura e com sigilo absoluto dos votos. Um dos cases finalistas do 2º prêmio Weduka-x ilustra esse processo, disponível no YouTube para conferir (Link aqui, a partir de 1h12m do vídeo).
Votação para dirigentes sindicais: um desafio comum nesse tipo de votação é garantir a aderência das pessoas. Com o formato digital, é possível impulsionar a participação por meio de ações de comunicação e engajamento. As notícias da plataforma podem ser utilizadas para fornecer espaço para apresentações das pessoas que se candidatarem e das suas propostas.
Votações gerais: a criatividade aqui não tem limites! Muitas pessoas usam a Weduka para realizar as mais diversas votações. Já vimos casos de escolhas de dias temáticos, premiações para campanhas e até votações para as melhores fantasias de Halloween.
Comitês 9 Blocos: suportamos comitês e calibrações de avaliação de competências. Perguntas customizadas com as habilidades esperadas, sejam elas soft, hard ou power skills, podem ser distribuídas para pessoas avaliadoras específicas. O resultado é apresentado em um dashboard, permitindo tomadas de decisão assertivas em questões como promoções, orientação de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), plano sucessório, distribuição de bônus e outras saídas importantes do universo de Recursos Humanos.
Formulários
Use os formulários da Weduka para simplificar e agilizar processos importantes, reduzir o uso de papel, garantir maior segurança, otimizar a comunicação com as pessoas e garantir uma gestão mais eficiente.
Solicitação de benefícios: facilite o processo de solicitação e gerenciamento de benefícios oferecidos às pessoas. Aqui você pode criar formulários personalizados, garantindo maior organização e agilidade na análise e resposta às demandas.
Entrega de atestados: automatize a entrega e o registro de atestados médicos das pessoas. Com os formulários digitais, é possível simplificar o processo de envio e controle desses documentos, garantindo o cumprimento dos prazos estabelecidos pela empresa.
Solicitação de férias: solicitar e gerenciar férias pode ser uma tarefa complexa; porém, usando os formulários, você pode padronizar o processo, registrar as datas e garantir uma melhor organização do calendário de férias.
Programas de desligamento incentivado: ao implementar esse tipo de programa, os formulários se tornam uma ferramenta fundamental para a coleta das informações necessárias e para o registro adequado dos acordos firmados entre a empresa e as pessoas.
Reembolso de despesas: simplifique esse processo usando formulários personalizados. Assim, as pessoas podem enviar suas solicitações com facilidade, e o RH pode gerenciar os pedidos de forma mais eficiente, garantindo maior controle e agilidade no processo de ressarcimento.
Validação de processos: valide processos internos da empresa, como autorizações, mudanças de cargos e outros procedimentos que exijam a aprovação de diferentes setores ou níveis hierárquicos.
Ajustes de ponto: os formulários possibilitam a coleta das informações necessárias e auxiliam na análise dos registros de horas trabalhadas, para que o ajustes de ponto possa ser feito de forma rápida e organizada.
Feedbacks
Com o uso de feedbacks livres, você tem uma ferramenta valiosa para o crescimento e desenvolvimento contínuo das pessoas e para aprimorar a comunicação entre a gestão e as equipes, criando uma cultura de feedback aberta e positiva.
Feedbacks livres: aqui, você tem total liberdade para escolher a pessoa a ser avaliada, o motivo do feedback e determinar se é de orientação ou reconhecimento. Cadastre notas e até anexos relevantes, proporcionando um feedback completo e enriquecedor. Os feedbacks livres podem ser aplicados em diversas situações, como avaliações de carreira, one-on-one (1:1), andamento de PDI, devolutivas sobre processos seletivos, alinhamentos de comportamentos e muito mais. São ideais para criar marcos de desenvolvimento individual e melhorar o desempenho da equipe. Todas os feedbacks são gravados e vinculados às pessoas avaliadas. Mesmo em mudanças de gestão, o histórico é mantido, permitindo uma transição suave e a continuidade dos planos de desenvolvimento.
Documentos
A gestão de documentos proporciona uma organização eficiente e garante acesso rápido e seguro a informações cruciais para a empresa. Saiba mais:
Procedimentos de RH: construa uma base de conhecimento completa para todos os procedimentos da área de Recursos Humanos, incluindo informações essenciais sobre o organograma da empresa, os procedimentos de férias e o registro de ponto. Com acesso facilitado a essas informações, você poderá agilizar processos e garantir uma gestão mais eficiente.
Digitalização e guarda de documentos: você pode digitalizar todos os documentos funcionais das pessoas, organizando-os em pastas, de forma segura e acessível. Desde fichas de registro de frequência, circulares e medidas disciplinares, até documentos pessoais, recibos de férias e avisos de desligamento. A digitalização permite consultas rápidas em qualquer necessidade, como auditorias ou processos judiciais, eliminando o risco de perda ou extravio e proporcionando um ambiente seguro, compartilhado apenas com quem precisa.
Canal de podcast: reconhecendo o poder da comunicação por meio de podcasts, a Weduka desenvolveu um ambiente perfeito para criar seu próprio canal. Com modelos de comunicação e um manual detalhado para edição simplificada, você pode compartilhar informações importantes de forma dinâmica. Muitos de nossos clientes já utilizam esse recurso com sucesso, e estamos prontos para apoiar a implementação do seu canal.
Remuneração variável: para negócios com remuneração variável, atualizar regras e garantir que todos as pessoas envolvidas estejam cientes das mudanças é crucial para o bom andamento das metas e para o clima organizacional. Além disso, em casos de processos jurídicos, a rastreabilidade de documentos pode ser essencial para a defesa da empresa. Nossa plataforma oferece documentos com confirmação de ciência e registro de acessos, fornecendo segurança e rastreabilidade total para comprovar que o conteúdo era conhecido e acessado por todos.
Aprendizagem
Crie e gerencie diversos programas de desenvolvimento e treinamentos, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e aprimorando o conhecimento das pessoas.
NR17 e SESMT: garanta a segurança e o bem-estar das pessoas e o cumprimento das normas regulamentadoras, como a NR17, que estabelece diretrizes para ergonomia no ambiente de trabalho. Promova, também, a capacitação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), e proporcione um ambiente seguro e saudável para todos.
Programas de liderança: desenvolva pessoas capacitadas e alinhadas com a cultura e com os objetivos da empresa. Crie programas personalizados, fornecendo materiais de estudo, avaliações e acompanhamento para garantir o crescimento das pessoas e da capacidade de engajar suas equipes.
Políticas de segurança da informação/LGDP: mantenha a segurança da informação em alta com treinamentos focados em políticas de segurança e conformidade com a LGPD. Forneça orientações importantes e garanta que todas as pessoas estejam atualizadas e cientes de suas responsabilidades.
Programas corporativos: otimize a integração de novas pessoas com programas de onboarding bem estruturados. Além disso, promova a capacitação contínua com programas corporativos abrangentes, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais.
Treinamentos regulatórios: cumpra as exigências regulatórias com treinamentos específicos para certificações, como CPA10/20, e outras necessidades legais do setor. Crie e aplique esses treinamentos, garantindo a conformidade da equipe e da empresa.
Inscrições livres - processo seletivo interno: simplifique o processo de inscrição para processos seletivos internos, gerenciando e acompanhando as inscrições de forma organizada, facilitando a comunicação e o fluxo de informações entre as pessoas que se candidatam e a equipe de RH.
Notícias
Mantenha as pessoas atualizadas usando as notícias de forma rápida e fácil, garantindo ciência dos acontecimentos e mudanças relevantes. Dicas de uso:
Eventos e datas temáticas importantes: Compartilhe informações relacionadas a datas importantes, como "Outubro rosa," "Novembro azul," Natal ou aniversário da empresa, de forma a promover o engajamento e a participação das pessoas.
Informes corporativos: compartilhe informes essenciais da empresa, como a data base de reajuste contratual, de forma clara e direta e envolva as pessoas nas votações do acordo coletivo e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Além disso, informe recessos, mudanças de políticas e orientações gerais sobre normas de conduta. Comunique também sobre a realização de plantões, exames periódicos, atualizações cadastrais e treinamentos corporativos para que as pessoas estejam a par das atividades e responsabilidades.
Feed
Com o feed, os times de Recursos Humanos têm à disposição uma ferramenta poderosa para interagir e promover a comunicação interna de forma dinâmica. Com recursos como posts, comentários e compartilhamento de destaques e conquistas, além de enquetes e pesquisas, você pode criar um ambiente colaborativo e engajador para toda a equipe.
Comunicação por canal: explore a facilidade de comunicação por meio de canais específicos, segmentados de acordo com as necessidades e temas de interesse das pessoas. Crie espaços dedicados a campanhas, informações importantes ou anúncios específicos, garantindo a comunicação efetiva com a equipe.
Campanhas: aproveite o feed para lançar campanhas internas, promovendo ações motivacionais, programas de engajamento ou projetos especiais da empresa. Aqui, é possível divulgar as iniciativas de forma atrativa e envolvente, aumentando a adesão e o impacto nas equipes.
Boost de outras features: o Feed pode ser usado para aumentar a visibilidade de outras features importantes da Weduka. Promova treinamentos, pesquisas, documentos, notícias e outros recursos, incentivando a participação e a utilização de todas as funcionalidades disponíveis.
Colaboração: incentive a colaboração entre as pessoas da equipe por meio de posts e comentários. O Feed facilita a troca de ideias, o compartilhamento de experiências e a construção de um ambiente de trabalho mais participativo e conectado.
Reações e comentários para engajamento: as reações e comentários permitem que as pessoas expressem suas opiniões, emoções e feedbacks sobre os conteúdos compartilhados. Essa interação promove um maior engajamento e fortalece os laços entre a equipe.
Enquetes: use as enquetes para coletar feedbacks rápidos e tomar decisões mais embasadas. Com essa funcionalidade no Feed, é possível mensurar a opinião da equipe sobre temas relevantes.