FAQ - Aprendizagem

Boas-vindas à seção de perguntas frequentes (FAQ) dedicada à feature de Aprendizagem na Weduka. Aqui, você encontra respostas abrangentes e esclarecedoras para as principais dúvidas relacionadas ao ambiente de aprendizagem em nossa plataforma. Explore as perguntas para obter insights valiosos sobre como tirar o máximo proveito dessa poderosa e colaborativa funcionalizade. Dica: conheça, também, as melhores práticas de uso de aprendizagem, reunidas aqui

R: Não, uma vez que a pessoa tenha sido aprovada, mesmo que tenha sido necessária a prova de recuperação, o status é atualizado para ‘Aprovado’.

2. Como funciona a criação de turmas móveis em um treinamento, com uma segmentação específica?

R: A criação de turmas móveis em um treinamento com segmentação específica de pessoas envolve alguns passos importantes. Primeiro, acesse Gerenciar treinamentos > Gerenciar turmas e crie uma nova turma fastlearning. Escolha o comportamento das datas ‘móvel, com segmentação de pessoas’ e defina os critérios de segmentação, que podem incluir operação, negócio, função, site ou escala.  Uma vez que esses critérios estejam configurados, uma automação se encarregará de agrupar as pessoas de acordo com as características definidas. Isso garante que o treinamento seja adaptado às necessidades específicas de cada grupo, proporcionando uma experiência mais eficaz e personalizada.

3. Numa prova, qual a diferença entre questões objetivas e questões de múltipla escolha?

R: Nas questões objetivas, a pessoa que estiver respondendo pode selecionar apenas 1 resposta correta; enquanto nas questões de múltipla escolha, a pessoa que estiver respondendo pode selecionar mais de 1 resposta. 

4. Ao definir uma data final para uma turma móvel, ela continua aceitando novas matrículas até quando?

R: Novas pessoas são adicionadas às turmas móveis até a data fim. Após isso, a automação deixa de agir.

5. É possível adicionar e remover pessoas manualmente de turmas móveis?

R: Ao criar um treinamento, nós temos três tipos de comportamento de datas em turmas fastlearning: 1. Data fixa com pessoas específicas - usada para determinar a data em que as pessoas irão realizar o treinamento e matricular pessoas específicas; 2. Data fixa com segmentação de pessoas -  usada para determinar a data em que as pessoas irão realizar o treinamento e matricular as pessoas usando a associação da segmentação cadastrada na Weduka, por escala, função, negócio e site; e 3. Data móvel com segmentação de pessoas - usada para determinar que o período de realização do treinamento e a matrícula das pessoas sejam feitos a partir de uma automação, associando as pessoas por escala, função, negócio e site. Nesse caso, as pessoas entram na turma a partir do momento que cumprirem os requisitos de associação. Nas turmas que usam a segmentação de pessoas, é a plataforma que faz a adição e remoção das pessoas de maneira automática, com base nas características delas. O recomendado em casos onde seja necessário adicionar e remover pessoas manualmente, é usar a primeira opção: Data fixa com pessoas específicas.

6. Como acompanhar a aderência aos treinamentos, usando relatórios?

R: É possível acompanhar a aderência no relatório analítico, no menu de Aprendizagem, selecionando nos filtros a data de conclusão. Ao fazer isso, você determina uma busca por pessoas que foram matriculadas nas turmas do treinamento entre as datas selecionadas e que também concluíram entre as datas selecionadas, no campo data de conclusão. Se não selecionar, você verá todas as informações, sem considerar a data de conclusão. Essas informações podem ser exportadas.

7. Finalizei um treinamento e não respondi a pesquisa, e o status não aparece como finalizado. O que fazer?

R: Nos casos em que a pesquisa usada em um treinamento tenha sido configurada como obrigatória, o status do treinamento será alterado para "concluído" após a resposta à pesquisa. Essa é a maneira de garantir que as pessoas respondam; caso contrário, não fica registrada a conclusão do treinamento, ou o status fica "em andamento" enquanto a pessoa não responder. Isso é configurável a cada treinamento e, se a pesquisa não for obrigatória, o status do treinamento muda para concluído assim que o treinamento for finalizado, respondendo a pesquisa ou não.

8. Consigo estabelecer prazo de revisão periódica dos conteúdos de um treinamento, assim como faço com os documentos na Weduka?

R:  Não existe uma configuração para revisão periódica de conteúdo de treinamento; no entanto, ao usar documentos no treinamento, é possível recorrer aos prazos de revisão dos documentos.

9. Posso criar conteúdos de vídeo em quais formatos?

R:  Ao criar conteúdo em vídeo, você pode usar vídeos nos formatos .mov e .mp4. Dependendo do tamanho dos vídeos, é recomendável usar um compressor antes de fazer upload dos arquivos no Weduka.

10. É possível carregar um vídeo como conteúdo de treinamento na Weduka sem tê-lo no meu desktop? Posso usar links de vídeos armazenados no Google Drive?

R:  Não é possível fazer upload de um vídeo diretamente do Google Drive, a menos que ele faça parte de uma apresentação de slides do Google. Nesse caso, basta carregá-lo como conteúdo, usando a opação de Google slides. Além dessa opção, para vídeos, é permitido fazer upload de vídeos que as pessoas tenham em seus computadores, nos formatos .mov e .mp4, ou links de vídeos do YouTube.

11. Qual a diferença entre os treinamentos que eu encontro ao acessar Aprendizagem > Minha aprendizagem e Aprendizagem > Aprendizagem livre?

R: Ao acessar Minha aprendizagem, você visualiza os treinamentos e as jornadas direcionados à você, ou seja, aqueles em que alguém fez sua matrícula. No menu Aprendizagem livre, você encontra os treinamentos disponíveis e pode escolher se inscrever, para fazer somente o que interessa à você. Neste caso, não houve uma matrícula numa turma, foram abertas vagas para o treinamento e você pode se inscrever, é opcional.

12. Depois de criar uma turma, posso modificar o tipo dela? 

R: Não é possível alterar o tipo de turma depois de criar, mas é possível criar novas turmas no mesmo treinamento, do mesmo tipo ou de tipos diferentes. Por exemplo, o mesmo treinamento pode ter turmas presenciais e turmas fastlearning, sem problemas. Se você criou uma turma e não deseja mais usá-la, basta desativá-la.

13. Quando escolho uma turma do tipo presencial, como a pessoa matriculada e a pessoa facilitadora podem visualizar oconteúdo?

R: No treinamento presencial, que acontece com data e hora marcada, a pessoa que facilita o treinamento libera o conteúdo através do menu Facilitar turmas. A pessoa matriculada visualiza o treinamento exatamente da forma como foi criado. O tipo de turma não afeta a visualização. A visualização é sempre a visualização do próprio treinamento, a diferença é que em uma turma presencial, a pessoa matriculada vê o conteúdo no momento em que a pessoa facilitadora o libera. Em outras palavras, a pessoa que facilita o treinamento deve acessar o menu Facilitar turmas na hora programada; e as pessoas matriculadas, por sua vez, devem acessar o menu Minha aprendizagem e acessar o treinamento na hora programada.

14. Ao criar um treinamento que inclui um conteúdo de vídeo, posso estabelecer uma regra que impeça a pessoa matriculada de continuar com o treinamento até que esse vídeo seja assistido por completo?

R: Não há bloqueio na visualização do conteúdo do treinamento, mas os relatórios mostram o tempo que cada pessoa levou para concluir o treinamento. Por exemplo, se alguém terminou um treinamento que inclui um vídeo de 20 minutos em 3 minutos, sabe-se que não assistiu ao vídeo por completo.

15. Ao criar conteúdo de vídeo, só posso salvar um vídeo por conteúdo ou há a possibilidade de adicionar mais de um vídeo a um único conteúdo? Se não for possível, quais alternativas existem se eu quiser apresentar vários vídeos e quiser agrupá-los em um único lugar?

R: Você pode fazer upload de um arquivo por conteúdo, mas pode usar vários conteúdos no mesmo treinamento, sem problemas. No entanto, se você deseja ter vídeos agrupados, pode fazer isso em um documento do tipo construtor de páginas e usar esse documento em seu treinamento.

16. Como liberar o acesso aos relatórios de aprendizagem a um grupo de pessoas? Esse acesso pode ser dividido por operação? Por exemplo, a operação A não pode ver os resultados da operação B, apenas da sua própria operação.

R: O perfil de acesso concede acesso às páginas, portanto, quando um perfil de acesso permite o acesso a um relatório, significa que a pessoa associada a esse perfil pode acessar a página deste relatório em particular. O resultado do que essa pessoa encontrará na busca depende de outros fatores: no caso de uma prova, para que pessoas de operações diferentes da operação da pessoa que criou a prova possam consultar o relatório, a prova precisa ter sido criada com a permissão de gerenciar ‘pública’. Se foi criada com a permissão ‘somente operação’, pessoas de operações diferentes não poderão acessar esses resultados. Exceção a essa regra: pessoas que fazem parte de uma operação diferente da pessoa que criou a prova, mas que foram registradas com acesso irrestrito à operação da pessoa que criou a prova.

17. Para que servem os agrupamentos?

R: Os agrupamentos servem para ter um nível adicional de categorização nos treinamentos. Não são obrigatórios, pois os tipos também fazem isso, mas podem ser interessantes em alguns casos. Por exemplo, você pode ter um agrupamento chamado ‘Formação inicial’ associado a todos os treinamentos que tratam de formação inicial; e, então, pode cadastrar diferentes tipos, como integração; técnica; habilidades de comunicação; atendimento ao cliente; liderança e gestão; conformidade; etc.

18. Se eu criar um treinamento e depois atualizá-lo, posso ver um histórico de alterações ou versões antigas, assim como nos documentos?

R: Quando você cria um treinamento, o preview do treinamento não mostra o histórico, você sempre vê a versão mais recente. No entanto, se um treinamento foi criado na semana passada e uma turma foi criada no mesmo dia, e hoje esse treinamento foi atualizado e outra turma foi criada, no preview de cada turma de treinamento, você visualiza a versão do treinamento que está associada à turma. Em outras palavras, na turma da semana passada, o preview será da versão antiga do treinamento, que está relacionada à turma da semana passada. No treinamento de hoje, o preview mostrará a versão atualizada.

19. Existe a possibilidade de ter mais de uma pessoa facilitadora por turma ou por inscrição?

R: Não é possível ter mais de uma pessoa facilitadora, mas você pode alterá-la quando necessário. Por exemplo, se você é a pessoa que facilita uma turma, mas por alguma razão não poderá continuar sendo, você pode editar a turma criada e alterar a pessoa facilitadora. Se o mesmo treinamento acontecer em dias diferentes ou for direcionado para diferentes grupos de pessoas, você pode criar diferentes turmas dentro dele e atribuir a cada turma uma pessoa facilitadora diferente.

20. Quando uma pessoa não atinge a nota mínima de aprovação numa prova, mesmo tendo usado todas as tentativas de prova de recuperação, ela não pode avançar para o restante dos conteúdos? O que fazer nesse caso? 

R: Se um treinamento tiver prova e essa prova for um critério de reprovação, ou seja, se a nota atingida determinar se a pessoa é aprovada, quem configura o treinamento pode escolher a prova de recuperação (que pode ser a mesma prova que o treinamento já tem ou uma prova diferente) e o número de tentativas que a pessoa terá para tentar a aprovação. Se ela não for aprovada, terá que ser matriculada novamente no treinamento.

21. Uma turma do tipo webroom pode ser usada mais de uma vez ou, uma vez que seja finalizada, devo criar uma nova?

R: Uma vez que uma turma webroom é concluída, não pode ser usada novamente. No entanto, você pode ter muitas turmas dentro do mesmo treinamento. Portanto, sempre que precisar, basta criar uma nova turma.

22. Se eu atualizar uma jornada após a distribuição ou treinamento após a criação da turma, as pessoas que já estão na distribuição ou na turma vão visualizar esta atualização automaticamente? 

R: Se a atualização for realizada em um Documento, as pessoas que não iniciaram consomem a versão atualizada, e quem já tiver iniciado precisará clicar no botão “Atualizar versão” dentro do treinamento em questão.


Se for atualização de conteúdo ou adição de um novo objeto de aprendizagem no treinamento ou jornada, somente novas turmas ou distribuições visualizarão as mudanças. As pessoas que já estão em turmas ou distribuições precisam ser rematriculadas para que acessem o conteúdo ou novo objeto atualizado.



23. Corrigi uma questão de texto de uma prova de forma incorreta. É possível editar?

Depois que uma questão de texto é corrigida, a nota passa a ser disponibilizada para a pessoa que fez a prova quando ela a acessa, e também popula os relatórios. A partir da correção de uma questão, não há possibilidade de edição via plataforma. Aqui neste artigo do help a gente fala sobre isso. Reforçamos a importância de conferir as informações, a questão, a resposta dada, o peso e o percentual de acerto antes de salvar.


Se precisar de apoio em uma questão onde houve um erro na correção, converse com as pessoas responsáveis por abrir chamado na plataforma e solicite o ajuste via chamado, para que nosso time técnico possa ajustar essa correção em banco de dados. É preciso informar o ID do treinamento, o username da pessoa que fez a prova, qual a prova, qual a questão e qual o percentual de acerto correto. 

24. Como saber se respondi corretamente a uma questão de prova? 

Entendemos que pode haver confusão em relação ao feedback das respostas nas provas. Vamos esclarecer como funciona:

Cada opção de resposta possui uma badge ao lado (um símbolo de bloqueio vermelho ou uma verificação verde). O símbolo presente ao lado de cada alternativa vai indicar se você agiu corretamente em cada alternativa. Um símbolo de verificação verde não indica que aquela é a alternativa correta, apenas que você fez a escolha certa naquela alternativa.

Por exemplo, se a resposta correta for "Alternativa 01" e você não selecionou essa opção, aparecerá uma badge vermelha ao lado dela. Se "Alternativa 2" não é a resposta certa e não foi selecionada, a badge verde indica que a escolha foi correta, pois você evitou a alternativa incorreta. Se a opção incorreta for escolhida, a badge vermelha aparece para alertar sobre a resposta errada.

Essas badges são feedbacks específicos para cada alternativa, proporcionando uma visão clara das escolhas feitas durante a prova. Recomendamos compreender essa dinâmica para interpretar adequadamente os resultados das avaliações.

Agora, a indicação de qual alternativa é a correta é dada abaixo da questão, em uma caixa de texto de cor azul, com o texto: "Correção: As opções corretas são:" com a ou as alternativas corretas exibidas. 

25. É possível criar uma jornada  com treinamentos presenciais? 

Sim, é possível configurar dentro de uma jornada quais treinamentos serão aplicados de forma presencial. Para isso, no momento em que você estiver adicionando um treinamento à uma jornada, em configurações avançadas habilite a opção "Permitir apenas execução presencial". Ao executar esta ação, o treinamento ficará disponível no menu "Facilitar jornadas" para que a pessoa facilitadora realize a inclusão dos dados das pessoas concluintes do treinamento. 
Mas eu preciso que toda minha jornada seja presencial, como faço?" Neste caso, basta habilitar a opção "Permitir apenas execução presencial" em todos os treinamentos da sua jornada. 

26. Quais conceitos são usados no relatório de provas

Abaixo temos o conceito utilizado no relatório de provas sobre as notas que temos disponívei: