FAQ - Pesquisas
Boas-vindas à seção de perguntas frequentes (FAQ) dedicada à feature de Pesquisas na Weduka. Aqui, você encontra respostas abrangentes e esclarecedoras para as principais dúvidas relacionadas ao uso das Pesquisas em nossa plataforma. Explore as perguntas para obter insights valiosos sobre como tirar o máximo proveito dessa poderosa e colaborativa base de conhecimento.
- O que é possível e o que não é nas pesquisas?
Algumas possibilidades na criação de pesquisa:
Criar e editar os tipos de pesquisa;
Editar títulos, descrições, perguntas e respostas (nesse caso, veja a nesta FAQ a questão "4. Posso editar uma pesquisa que já começou?")
Criação de pesquisas em 3 passos:
Configuração da pesquisa;
Blocos;
Perguntas - objetiva, múltipla-escolha, texto, NPS + justificativa, números 1 a 5 + justificativa, e frequência + justificativa.
Distribuição - com as seguintes ações:
Criar uma nova distribuição;
Analítico - acompanhar o status de andamento da pesquisa e excluir pessoas que ainda não iniciaram a resposta, da distribuição;
Adicionar pessoas;
Editar o nome da distribuição, data de início e fim da distribuição.
Não é possível:
Criar perguntas ocultas e dependentes. Exemplo: Se a resposta de determinada pergunta for x, exibir uma nova pergunta. Todas as perguntas criadas estarão disponíveis para todas as pessoas respondentes.
Perguntas com respostas do tipo anexo, lista suspensa, data e hora. Considere usar os Formulários se está for sua necessidade.
Não é possível editar os dados de operação, negócio, função, site, escala e gestão de pessoas que já clicaram no botão "Responder". Saiba mais acessando a questão "3. Para qual hierarquia as respostas irão contar?" desta FAQ.
2. Como distribuir pesquisas para as pessoas?
Para adicionar pessoas à sua pesquisa, existem dois caminhos:
Acesse: Pesquisas > Gerenciar. Depois localize sua pesquisa e clique em Ações > Distribuir. Em seguida opte por
Criar uma nova distribuição. Nesse caso defina um nome e o período de disponibilidade da sua distribuição e escolha se quer adicionar pessoas mesmo que estejam em outra distribuição ativa desta. Se marcar que sim nesta opção, a plataforma vai distribuir a mesma pesquisa para a mesma pessoa novamente. Isso é comum em pesquisas de clima, que são semestrais ou anuais. A cada novo ciclo, ao invés de criar uma nova pesquisa, cria-se apenas uma nova distribuição da pesquisa já existente, uma vez que todas as perguntas são as mesmas. Por fim, escolha as pessoas que devem responder e salve sua distribuição.
Em uma distribuição ativa, clicar em Ações > adicionar. Nessa opção você insere pessoas em uma distribuição já existente.
Dica importante: diferentemente de outras features da Weduka, a distribuição da pesquisa não adiciona pessoas automaticamente considerando dados da base de pessoas, como função e negócio. Exemplo: se a pesquisa foi distribuída hoje para todas as pessoas da operação Weduka e amanhã, se a base for atualizada e entrarem 5 novas pessoas nesta operação, elas não serão adicionadas automaticamente na distribuição. Ainda é possível editar adicioná-las manualmente, como descrito acima.
Excluir pessoas
A exclusão das pessoas de uma distribuição acontece das seguintes maneiras:
Quando pessoas são desativadas na base, a plataforma remove automaticamente essas pessoas da distribuição;
Em uma distribuição ativa, clicar em Ações > Analítico. Nessa opção é possível excluir pessoas com o status distribuído. Pessoas que já iniciaram ou finalizaram a resposta da pesquisa não podem ser removidas.
3. Para qual hierarquia as respostas irão contar?
Quando distribuímos uma pesquisa, muitas vezes queremos saber como foi o resultado por gestão. Então é muito importante você entender que a plataforma vai usar uma hierarquia para registrar essas respostas. Nós gravamos a exata hierarquia disponível no momento em que cada pessoa clica no botão "Responder". Naquela data e hora ela faz parte de algum time, de alguma gestão, de algum negócio, e esses são os dados que gravamos. Se eles forem alterados após o clique em "Responder", as alterações não serão gravadas. Exemplo: se uma pessoa respondeu a pesquisa ontem e pertencia ao negócio Weduka e, na data de hoje ela pertence ao negócio X, no relatório a pessoa será exibida com o negócio Weduka.
Dica importante: se você estiver realizando uma pesquisa onde é importante conhecer os resultados por função, negócio, site, escala ou gestão, como numa pesquisa de clima organizacional, por exemplo, antes de distribuir se certifique de que está usando a hierarquia mais atualizada. Garanta que a base de pessoas é recente e corresponde à sua atual realidade. Depois de distribuir, considere manter sua hierarquia estática até o fim da pesquisa.
4. Posso editar uma pesquisa que já começou?
Edições simples de Título, descrição, nome e descrição de blocos, ou ainda atributos da pesquisa, como o tipo por exemplo, podem ser feitas a qualquer tempo sem preocupações, pois não geram impacto para pessoas respondentes ou para relatórios.
Demais edições podem ser feitas, mas você precisa entender o que está fazendo e quais impactos terá que administrar. Veja:
Anonimato: se você permitia anonimato e mudou para não permitir, entenda que as pessoas que já responderam de forma anônima não serão identificadas no relatório.
Perguntas: se você editou um pergunta, ela passará a ser exibida para as próximas pessoas respondentes e também no relatório. Se a sua edição muda o sentido da pergunta, tenha consciência que as pessoas que responderam antes da edição podem ter respondido algo divergente. Exemplo: se a pergunta "Quem descobriu o Brasil?" foi alterada para "Quem descobriu as Américas?", você certamente terá causado um problema importante para pessoas que já haviam respondido "Pedro Álvarez Cabral.
Respostas: a única maneira de editar respostas é as excluindo, e depois adicionando novas opções. Ao fazer isso as respostas de quem já havia respondido serão preservadas e apresentadas com o texto original no relatório. Porém, elas deixam de ser exibidas no dashboard. Já as novas respostas ficarão disponíveis para pessoas que respondem a pesquisa após a edição e também no relatório e dashboard.