Nesta página, você tem o controle total sobre games: desde a criação e edição, até a configuração de regras e o acompanhamento de saldos e resgates, tudo de forma intuitiva e flexível.
No menu lateral da Weduka, clique em Games > Gerenciar > + Novo game;
Na etapa 1, configure o game, conforme orientações abaixo;
Com as configurações feitas, clique em Salvar e avançar.
Título - defina o título do game, usando até 100 caracteres. Ele é exibido apenas para pessoas que o gerenciam.
Data de disponibilização - defina o período em que o game poderá ser jogado. Você pode programar previamente o lançamento e o encerramento do game. Somente entre data de início e a data final as pessoas poderão acessar a loja e fazer resgates, mas poderão consultar o extrato e as regras do game mesmo em games já encerrados.
Moeda - defina o nome da moeda do game, usando até 50 caracteres. Na Weduka, por exemplo, usamos a Wecoin.
Dias para expiração das moedas - informe em quantos dias após a obtenção das moedas pelas pessoas jogadoras, as moedas perdem a validade e deixam de poder ser usadas. Exemplo: se forem 30 dias, significa que as moedas acumuladas hoje poderão ser usadas pelos próximos 30 dias e que, no 31º dia, essas moedas serão debitadas do saldo. Para determinar que as moedas possam ser acumuladas durante todo o período de disponibilidade do game, sem que expirem, defina uma quantidade de dias superior à duração do game. Se o game tiver a duração de 60 dias e você determinar que em 90 dias as moedas devem expirar, por exemplo, nenhuma pessoa terá suas moedas debitadas do saldo no decorrer do game.
Imagem da moeda - por padrão, você encontra a imagem da WeCoin (moeda da Weduka); mas você pode usar outra imagem, se preferir. Para isso, clique em Alterar imagem, e insira a arte para a moeda, em .png, sem fundo e com resolução mínima de 300x300px. Clique em Salvar para confirmar.
Banner - o banner é exibido no topo da página do seu game, junto com a quantidade de moedas da pessoa jogadora. Para configurar o banner, clique em Alterar imagem. Então, escolha entre as opções a seguir e clique em Salvar para confirmar.
Fazer o upload de uma imagem com resolução mínima de 1815x250px e tamanho máximo de 4MB. Você pode adicionar um texto de até 15 caracteres, se quiser.
Usar uma cor sólida. Você pode adicionar um texto de até 15 caracteres, se quiser.
Algumas dicas sobre o banner, se você optar por fazer o upload de uma imagem:
O banner é carregado todas as vezes que as pessoas jogadoras acessam a página principal do game, que é a loja. Então, é importante usar o arquivo com a melhor compressão possível. Para isso, recomendamos o uso deste site: https://www.iloveimg.com/compress-image.
Você pode usar imagens nos formatos .png, .jpg, ou .gif. Trabalhar uma arte com movimento, como um banner em formato de gif com looping infinito, pode ser uma forma de dar destaque na página.
O banner fica no topo da página principal do game e, sobre ele, é inserido uma imagem redonda, que traz as moedas acumuladas pela pessoa logada. Crie o banner considerando a imagem com as moedas posicionada na direita. Para evitar que informações importantes fiquem debaixo dela, deixe 25% de margem na direita do banner, e concentre informações importantes no espaço central.
4. Na etapa 2, você define as regras do game. Para criar uma nova regra, clique no botão + Nova regra.
Indicador - selecione um dos indicadores listados;
Valor mínimo do indicador - defina o valor inicial para o indicador selecionado, para determinar que a meta da regra foi alcançada pela pessoa jogadora;
Valor máximo do indicador - defina o valor final para o indicador selecionado, para determinar que a meta da regra foi alcançada pela pessoa jogadora;
Período de avaliação do indicador - defina o período em que o indicador será avaliado nesta regra;
Pontuação - informe quantas moedas a pessoa jogadora receberá ao atingir a meta da regra;
Clique em Salvar. Repita a operação para cadastrar todas as regras do game.
As regras cadastradas são exibidas numa tabela, que apresenta o ID da regra; o nome do indicador associado a ela; qual o valor mínimo e o valor máximo do indicador; quantas moedas vale o atingimento; qual o período de avaliação do indicador; quais grupos estão associados; se está ativa e quais as ações disponíveis.
Filtrar - use o filtro para buscar por regras específicas, de acordo com o indicador ou com o período e avaliação. Se preferir, você pode escolher exibir apenas as regras ativas.
Exportar - você pode exportar as regras cadastradas num arquivo Excel. Para isso, clique no botão Exportar, no canto superior direito da tela. Esse arquivo apresenta as informações: ID da regra, situação, ID do indicador, período de avaliação do indicador, valor mínimo e máximo do indicador, pontuação e nome do grupo.
Com as regras definidas, use as ações de cada uma para determinar quem deve participar do game.
Associar pessoas - use para associar pessoas a esta regra de pontuação durante o seu game, adicionando ou excluindo grupos. Para fazer isso, clique no botão + Novo grupo e escolha entre:
Selecionar um grupo existente - use para selecionar um grupo previamente criado no menu Games > Configurar grupos. Você pode usar grupos gerenciados, já criados, mas não pode editar a configuração deles por aqui. Para isso, acesse o menu de configuração dos grupos.
Criar um grupo para esta regra - use para criar um grupo exclusivo para este game, e determine o nome do grupo usando até 100 caracteres. Você pode administrar o grupo diretamente por aqui, escolhendo as pessoas de acordo com as segmentações ou incluindo pessoas específicas.
Ao associar grupos a uma regra, eles são listados numa tabela, que apresenta as seguintes informações: ID, nome e tipo do grupo (que pode ser gerenciado ou exclusivo) e a quantidade de pessoas no grupo. Além disso, cada grupo apresenta ações disponíveis, que são:
Configurar pessoas - em grupos exclusivos, ao clicar em Ações > Configurar pessoas, você pode editar a associação de pessoas feita para o grupo;
Exportar pessoas - tanto em grupos gerenciados quanto em grupos exclusivos, ao clicar em Ações > Exportar pessoas, você exporta a lista das pessoas associadas ao grupo num arquivo Excel. Faça isso de forma individual, nas ações de cada grupo, ou coletiva, selecionando os grupos de interesse e usando o botão de ações.
Excluir - tanto em grupos gerenciados quanto em grupos exclusivos, ao clicar em Ações > Excluir, você pode excluir o grupo. Faça isso de forma individual, nas ações de cada grupo, ou coletiva, selecionando os grupos de interesse e usando o botão de ações.
Editar - ao clicar, você pode ajustar a regra (indicador, valor mínimo e máximo, período de avaliação e pontuação);
Clonar - ao clicar, você cria uma nova regra, com as mesmas características da regra de origem;
Excluir - você pode excluir uma regra enquanto não houver pontuação atribuída a ela. Atenção: se essa regra estiver vinculada a um grupo exclusivo, o grupo e seus relacionamentos também serão excluídos; se o grupo for gerenciável, o vínculo com a regra é perdido. Atenção: essa ação é irreversível. A diferença entre excluir uma regra e inativar a regra na tabela, é que na exclusão, a regra deixa de poder ser acessada pela pessoa jogadora.
5. Clique em Finalizar.
Os games criados, ativos ou não, são exibidos numa tabela, com as informações: ID e título do game, em quantos dias as moedas devem expirar, qual a data inicial e a data final do game e se está ativo. Além disso, cada um apresenta ações disponíveis.
Ao clicar, você pode editar as configurações do game, ajustando os parâmetros ou as regras. Se tiver dúvidas, consulte as informações sobre criar e configurar game, no início deste artigo.
Configure as pessoas moderadoras do game, ou seja, as pessoas responsáveis por tratar os resgates. Para isso, clique no botão + Novo staff. Então, no campo Pessoas, escolha as pessoas usando o atalho Pessoas ou digitando os nomes ou usernames delas. Você pode determinar que essas pessoas sejam notificadas por e-mail, mas atenção: elas precisam ter o campo e-mail preenchido na Weduka para que isso seja possível. Clique em Salvar para confirmar a adição. A lista de pessoas moderadoras é exibida na ação Staff, e você pode excluir pessoas, se precisar.
Cadastre os produtos que devem ser disponibilizados no game. Para cadastrar um produto:
Acesse o menu lateral da Weduka Games > Gerenciar > coluna Ações do game desejado > Produto;
Clique em + Novo produto e preencha as informações a seguir:
Nome - escreva o nome do produto, usando até 50 caracteres;
Dias limite usuário - defina quantos dias após a última compra participantes podem comprar novamente esse produto;
Qtde. limite usuário - defina a quantidade máxima de resgates que cada pessoa pode fazer por produto;
Ativo - determine se o produto deve estar ativo;
Período de disponibilização do estoque - defina em qual período será possível resgatar produtos deste estoque;
Quantidade - informe quantas unidades deste produto estão disponíveis neste estoque;
Preço (unidade) - defina quantas moedas custa a unidade deste produto;
Descrição resumida - escreva uma descrição resumida sobre o produto, usando até 150 caracteres. Ela será exibida no card do produto, na loja;
Descrição completa - escreva uma descrição com mais detalhes sobre o produto, com até 1500 caracteres. Ela será exibida quando a pessoa jogadora clicar no card do produto, na loja;
Imagem do produto - defina a imagem que representa do que se trata o produto. As imagens são 2x1 e recomendamos 600x300px;
Clique em Salvar. Repita o processo para todos os produtos que quiser cadastrar. Se precisar editar algum produto, na coluna Ações do produto desejado, clique nos três pontos > Editar, faça as alterações necessárias e clique em Salvar.
Tabela
Os produtos cadastrados são exibidos numa tabela, com as informações: nome e descrição resumida do produto, quantidade de dias limite por pessoa, quantidade limite de produtos por pessoa, quantidade de produtos marcados como favoritos, quantidade de produtos incluídos no estoque, quantidade de produtos resgatados, quantidade de resgates em andamento, quantidade de produtos disponível no estoque e se o produto está ativo. Além disso, cada produto tem ações. São elas:
Estoque - use para gerenciar o estoque do produto. Além de consultar a carga inicial do produto, é nesta ação que você adiciona estoques. Ao acessar, você visualiza uma tabela com informações sobre cada estoque: período de disponibilização, quantidade, total resgatado, quantidade de resgates em andamento, total disponível em estoque, preço de cada unidade e se o estoque está ativo (você pode, inclusive, desativar). Além disso, cada estoque tem ações disponíveis. São elas:
Informar códigos de voucher - ao clicar, você precisará informar quais colunas serão importadas no arquivo com as informações sobre os vouchers. Em nome da coluna, escreva o nome da coluna contida no seu arquivo de vouchers, clique em "+" e repita o processo, até informar todas as colunas. Então, clique em avançar. Realize a importação do seu arquivo de vouchers e lembre-se que as colunas desta tabela devem conter os mesmos nomes e ordenação informadas na etapa anterior, além de ter sua separação por “;”. Clique em Avançar.
Exportar códigos de voucher - ao clicar, você exporta os códigos de voucher informados num arquivo Excel.
Editar - ao clicar, você pode editar as informações do estoque.
Exportar estoque - ao clicar, você exporta as informações sobre o estoque num arquivo Excel, com as informações: nome do produto, número do estoque, período de disponibilização, quantidade de produtos, total de produtos resgatados, quantidade de resgates em andamento, total de produtos disponível em estoque, preço por unidade de produto e se o estoque está ativo.
Regras - use se quiser associar regras de resgate a um produto. Essa regra é adicional as regras que já estão cadastradas no game. Para isso, clique em + Nova regra e preencha as informações:
Data inicial - defina a partir de quando essa regra de resgate será válida;
Data final - defina até quando essa regra de resgate será válida;
Indicador - selecione o indicador para a regra adicional;
Valor inicial - defina o valor mínimo para o atingimento da meta que a pessoa participante precisa alcançar;
Valor final - defina o valor máximo para o atingimento da meta que a pessoa participante precisa alcançar;
Clique em Salvar. Se precisar editar a regra, na coluna Ações da regra desejada, clique nos três pontos > Editar. Para excluir, clique nas Ações da regra desejada > Excluir.
Editar - use se precisar editar as informações do produto. Ao finalizar seus ajustes, clique em Salvar.
Nome - ajuste o nome do produto, usando até 50 caracteres;
Dias limite usuário - ajuste a quantidade de dias após a última compra em que participantes poderão comprar novamente esse produto;
Qtde. limite usuário - ajuste a quantidade máxima de resgates que cada pessoa pode fazer por produto;
Ativo - determine se o produto deve estar ativo;
Período de disponibilização do estoque - ajuste o período em que será possível resgatar produtos deste estoque;
Quantidade - ajuste a quantidade de unidades deste produto que estiver disponível neste estoque;
Preço (unidade) - ajuste a quantidade de moedas correspondente a unidade deste produto;
Descrição resumida - ajuste a descrição resumida sobre o produto, usando até 150 caracteres. Ela será exibida no card do produto, na loja;
Descrição completa - ajuste a descrição com mais detalhes sobre o produto, com até 1500 caracteres. Ela será exibida quando a pessoa jogadora clicar no card do produto, na loja;
Imagem do produto - ajuste a imagem que representa do que se trata o produto. As imagens são 2x1 e recomendamos 600x300px.
Quando uma pessoa participante do game solicita o resgate de um produto da loja, a pessoa moderadora do game precisa tratar o pedido. Se você é essa pessoa:
Acesse o menu lateral da Weduka Games > Gerenciar > coluna Ações do game desejado > Pedido;
Na tabela, você encontra os pedidos de resgates feitos, e as informações a seguir sobre cada um:
ID Resgate - código de identificação do pedido de resgate;
Nome - nome da pessoa participante do game que solicitou o resgate. Ao expandir essa coluna, você encontra outras informações dessa pessoa (username, operação, negócio, função, site, escala, gestão e username gestão);
Resgate solicitado em - data e hora da solicitação do resgate;
Produto - nome do produto solicitado;
Status - status do pedido de resgate, que pode ser pendente, tratado, informação solicitada ou cancelado;
Tratar individualmente - na última coluna, você encontra a ação Tratar. Use para tratar os pedidos de resgate de forma individual. Ao clicar no ícone de prancheta, a tela de tratamento do pedido de resgate exibe a imagem, o ID, o nome e a descrição do produto. Além disso, exibe a data e a hora do pedido de resgate, a pessoa que fez o pedido, o status e um comentário.
Tratar em lote - você pode tratar pedidos de resgate de forma massiva. Para isso, selecione os pedidos de resgate que deseja tratar usando a caixa de seleção da primeira coluna, clique no botão Ações no canto superior esquerdo da tela e em Tratar resgates.
No tratamento individual de resgates ou em lote, você precisa:
Definir o status do pedito, escolhendo entre tratado, pendente, com informação solicitada ou cancelado.
Clicar em Tratar. Pedidos tratados passam a exibir o ícone de prancheta com confirmação na coluna Tratar.
Filtrar - por padrão, são exibidos os pedidos feitos nos últimos 30 dias, mas você pode usar os filtros para buscar por resgates pelos parâmetros negócio, função, gestão, status, data inicial e data final.
Exportar - para exportar o conteúdo da tabela num arquivo Excel, clique no botão Exportar, no canto superior direito da tela.
Acompanhe os saldos das pessoas participantes do game. Use os filtros para realizar a sua pesquisa. Você pode filtrar por operações, negócios, funções, sites, escalas, gestão ou por pessoas específicas, digitanto o nome ou o username de cada uma. Além disso, você pode optar por exibir apenas pessoas ativas nos resultados.
Tabela
A tabela com o resultado apresenta os dados das pessoas participantes, organizados em colunas que mostram o nome e o ID do game, o nome da pessoa participante (e suas informações de cadastro: username, operação, negócio, função, site, escala, se está ativa, quem faz sua gestor, qual o username da gestão), qual o saldo de moedas atual e, na última coluna, é possível consultar o extrato, que apresenta o detalhamento diário das moedas que a pessoa ganhou ou perdeu, de acordo com o atingimento das metas das regras do game, a expiração dos pontos ou o resgate de produtos.
Exportar - para exportar o conteúdo da tabela num arquivo Excel, clique no botão Exportar, no canto superior direito da tela.
Além da distribuição dos pontos de forma automática, de acordo com o atingimento das metas de cada indicador, cadastradas como regras do game, é possível distribuir pontuação de forma manual para participantes. Essa opção é útil para os casos em que alguma ação não contemplada nas regras do game tenha acontecido, por exemplo. Para fazer isso:
Acesse o menu lateral da Weduka Games > Gerenciar > coluna Ações do game desejado > Pontuação manual;
Clique no botão Informar pontuação, no canto superior direito da tela e cadastre os pontos, conforme orientação:
Pontuação* - informe a quantidade de pontos a atribuir;
Data da pontuação - por padrão, carrega o dia de hoje, mas você ajustar;
Motivo da pontuação - informe a razão pela qual está atribuindo esta pontuação, usando até 150 caracteres, e lembre-se que essa informação pode ser consultada no extrato do game e nos relatórios;
Pessoas - determine para quem a pontuação deve ser atribuída. Você pode atribuir pontos para uma ou mais pessoas. Defina essas pessoas, digitando o nome ou o username delas no campo Pessoas, ou usando o atalho Pesquisar pessoas.
Clique em Salvar.
Você pode cancelar o saldo de um período específico, se precisar, mas atenção: a pontuação será cancelada para os indicadores de acordo com a data informada. Para isso:
Acesse o menu lateral da Weduka Games > Gerenciar > coluna Ações do game desejado > Cancelar saldos;
Informe a data inicial e a data final;
Determine o motivo do cancelamento.
Clique em Executar.