Ao criar um documento, você pode escolher se deseja que sejam enviados feedbacks sobre a utilidade dele para que as pessoas que administram o repositório em que ele foi criado possam avaliar. De acordo com a configuração do repositório em que o documento foi criado, a pessoa que está acessando o documento pode avaliar a utilidade dele de forma simples: com sim ou não, ou de forma completa: com sim ou não, pesquisa e comentários.
Os feedbacks podem ser dados de forma livre, ou seja, quantas vezes a pessoa que acessa o documento precisar. Por exemplo, ao consultar instruções em um documento enquanto faz um atendimento, uma pessoa pode avaliar o documento como útil. Já no atendimento seguinte, ela pode notar que não foi útil e declarar o motivo disso. Isso significa que, ao gerenciar os feedbacks de um documento, a pessoa responsável pelo gerenciamento pode encontrar mais de um feedback de uma mesma pessoa.
Ao acessar o documento, a pessoa pode fazer a avaliação sobre a utilidade dele conforme o exemplo abaixo:
Para acessar e gerenciar os feedbacks que as pessoas deixaram nos documentos criados nos repositórios que você administra:
No menu lateral da Weduka, acesse Documentos > Gerenciar feedbacks;
No canto superior esquerdo, clique no botão Filtrar. Você pode filtrar por:
ID Documento - se você souber o ID (código de identificação) do documento e quiser verificar se ele recebeu feedbacks, insira.
Título - se souber o nome do documento e quiser verificar se recebeu feedbacks, insira.
Repositório - use para consultar feedbacks deixados em documentos criados em um ou mais repositórios. Atenção: você encontrará apenas repositórios que você administra.
Pasta - use para buscar em todas as pastas do repositório escolhido ou opte por uma. Para selecionar mais de uma pasta, use Ctrl para escolher pastas e subpastas de qualquer nível ou Shift para selecionar pastas ou subpastas do mesmo nível.
Tipo de feedback - use para consultar feedbacks marcados como úteis, não úteis ou todas as opções (valor padrão).
Período do feedback - selecione o período dos feedbacks que deseja consultar. Por padrão, o mês atual é selecionado.
Feedbacks respondidos - use para consultar feedbacks que já foram respondidos, que ainda não foram ou todas as opções (valor padrão).
Clique em Pesquisar.
Qtde. feedbacks - mostra o número total de feedbacks enviados nos documentos exibidos na listagem, de acordo com os filtros aplicados.
% Utilidade - mostra o percentual de feedbacks que marcaram o documento como útil, em relação ao total de feedbacks enviados. Exemplo: se foram enviados 10 feedbacks e 7 marcaram “Sim”, o % de utilidade será de 70%.
O gráfico exibe feedbacks não úteis, agrupados por motivo. Em verde você visualiza a quantidade total de feedbacks para cada motivo; e em azul você visualiza a quantidade de feedbacks já respondidos para cada motivo.
Na tabela, você encontra o nome do documento; o ID (código de identificação) do documento; o ID da versão na qual o documento estava ao receber o feedback; a data da versão em que o feedback foi recebido; o repositório onde o documento foi criado; o nome da pessoa que enviou o feedback; o username da pessoa que enviou o feedback, sua operação, negócio, função, site e escala; o nome da pessoa responsável pela gestão dessa pessoa e seu username. Você saberá se o documento foi avaliado como útil ou não; o motivo da avaliação e a sugestão deixada no feedback (quando aplicável); a data em que o feedback foi deixado e a data em que foi respondido. Além disso, na coluna Ações, é possível visualizar a resposta (se já houver uma), responder (se ainda não houver resposta) ou abrir o documento.
Exportar - você pode exportar as informações da tabela em um arquivo do Excel, clicando no botão Exportar, no canto superior direito da tabela.
Visualizar em tela cheia - para facilitar a gestão dos feedbacks, é possível clicar no ícone de visualizar em tela cheia, que fica ao lado do botão Exportar, no canto superior direito da tela.
Localizar texto - use para localizar uma informação na página.
Na coluna Ações de cada registro de feedback, você pode:
Visualizar as respostas dadas aos feedbacks permite compreender como os comentários foram tratados e manter a transparência no processo. Para isso:
No menu lateral da Weduka, acesse Documentos > Gerenciar feedbacks;
Na coluna Ações do feedback desejado, clique nos três pontinhos > Visualizar resposta;
Se o feedback tiver sido respondido, será aberta uma modal com:
O nome da pessoa que respondeu;
O texto da resposta.
Logo abaixo da resposta, você encontrará uma tabela com as seguintes informações:
Pessoa respondente;
Nome do documento;
Avaliação de utilidade do documento feita por quem enviou o feedback;
Motivo selecionado por quem enviou o feedback;
Texto do comentário deixado no feedback.
Responder aos feedbacks recebidos nos documentos é essencial para fechar o ciclo de comunicação, mostrar que as contribuições foram valorizadas e incentivar ainda mais a colaboração. Para isso:
No menu lateral da Weduka, acesse Documentos > Gerenciar feedbacks;
No canto superior esquerdo, clique no botão Filtrar e use as opções disponíveis;
Na coluna Ações do documento desejado, clique nos três pontinhos > Responder;
Escreva o texto da resposta e clique em Enviar. A pessoa que enviou o feedback receberá a resposta por meio de uma mensagem na Weduka.
A resposta fica registrada e, para visualizá-la, na coluna Ações do documento desejado, clique nos três pontinhos > Visualizar resposta.
Abrir o documento diretamente a partir da tela de gerenciar feedbacks é útil para verificar o conteúdo, confirmar as observações feitas por quem deixou feedbacks e, se necessário, realizar ajustes. Para isso:
No menu lateral da Weduka, acesse Documentos > Gerenciar feedbacks;
Na coluna Ações do feedback desejado, clique nos três pontinhos > Abrir o documento;
O documento será aberto em uma nova aba. Ao acessar o documento, você pode:
Visualizar o conteúdo completo do documento para confirmar as informações mencionadas no feedback;
Editar o documento, usando a ação Editar, disponível nas ações do documento.